Você sabia que, quem tem fibromialgia vive lutos e perdas?
- Alba Regina Ribeiro Dias
- 17 de jun. de 2024
- 1 min de leitura

Normalmente associamos o luto ao falecimento de um ente querido. Mas o luto é, antes de tudo, uma perda que pode ser de algo ou mesmo de um diagnóstico de uma doença, principalmente quando não conhecemos como são os sintomas.
"O luto é principalmente a perda de uma perspectiva da vida, que pode ser uma ideia, um sonho ou até uma fantasia imaginária", define Regina Elisabeth Lordello Coimbra, a psiquiatra e psicanalista, membro da SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo).
A fibromialgia é uma doença não visível, mas que no decorrer do tempo nos leva a algumas limitações. O pior é que o diagnóstico não é claro e nem tem exames conclusivos, então muitas vezes fazemos várias consultas em diversas especialidades, nos levando a pensar que estamos ficando doidos, sentindo dores, dificuldade de raciocínio, memória prejudicada, cansaço constante e outros sintomas. Podem acreditar, tudo isso que sentimos é verdadeiro, mesmo que não vejamos.
Com essas dificuldades, acreditamos que não vamos mais dar conta de fazer nada, muitas vezes somos demitidos do emprego.
Perdemos a vontade de estar em eventos sociais e acabamos nos isolando cada vez mais.
Todas essas perdas que vão acontecendo em nossas vidas podem ter um fim!